segunda-feira, 17 de março de 2025

 

 

"O Pescador Caprichoso e Sua Rede Pura"

 

 

Mateus 13:47-50

 

 “Igualmente, o Reino dos céus é como uma rede lançada ao mar, que apanha toda sorte de peixes. Quando estava cheia, os pescadores a puxaram para a praia. Então, assentados, separaram os peixes bons nos cestos, mas jogaram fora os ruins. Assim será no fim dos tempos: os anjos virão, separarão os perversos dentre os justos e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13:47-50)

 

 

Introdução

 

Jesus usa parábolas para nos ensinar verdades profundas. Aqui, Ele compara o Reino dos Céus a uma rede de pesca. O Senhor é o grande pescador, aquele que lança a rede ao mar e recolhe toda sorte de peixes. Mas Ele não é um pescador descuidado—Ele é caprichoso e mantém sua rede limpa.

 

1. A Rede de Deus Abarca a Todos

 

A rede lançada ao mar representa o Evangelho, que é pregado a todas as pessoas, sem distinção. Deus chama pecadores de todas as classes, culturas e nações. No mar da humanidade, há todo tipo de “peixe”: bons e ruins. Mas a paciência do Senhor permite que todos tenham a oportunidade de ouvir Sua Palavra e se renderem a Ele.

 

2. O Capricho do Pescador: Deus Separa os Justos dos Injustos

 

Deus não aceita qualquer coisa para o Seu Reino. Assim como um pescador cuida para que apenas os bons peixes sejam aproveitados, Deus zela por Sua igreja. No fim dos tempos, Ele fará a separação final. Não basta estar na rede—é preciso ser um peixe digno do Reino, transformado pelo Espírito Santo.

 

3. Manter a Rede Limpa: Um Chamado à Santidade

 

Um pescador cuidadoso não permite que a sujeira e os detritos contaminem sua rede. Da mesma forma, Deus deseja uma Igreja pura, comprometida com Sua Palavra. Como crentes, devemos nos examinar: estamos vivendo uma vida que agrada ao Senhor ou apenas "nadando" na rede sem transformação?

 

Conclusão

 

O Senhor é um pescador caprichoso, zeloso pela pureza de Sua rede. Um dia, Ele fará a separação final. Mas enquanto a rede ainda está lançada, há tempo para arrependimento e transformação. Hoje é o dia de decidir: seremos bons peixes que permanecerão na presença do Senhor, ou seremos lançados fora?

 

Que possamos viver de maneira que sejamos aprovados pelo grande Pescador, Jesus Cristo!

 

Reflexão:

Você está pronto para ser contado entre os justos? Hoje é o tempo de buscar ao Senhor com um coração sincero.

 

Pr. Aguinaldo Gonçalves.

Assembleia de Deus.

Joinville. SC


2 comentários: