“A Intercessão de Cristo pela Igreja”
Filemom 1:10-19
Introdução
A carta de Paulo a Filemom é uma das mais curtas do Novo
Testamento, mas carrega um profundo significado espiritual. Ela apresenta Paulo
intercedendo por Onésimo, um escravo fugitivo, para que Filemom o recebesse não
mais como servo, mas como irmão amado. Ao analisarmos essa passagem, podemos
perceber uma belíssima tipologia:
Paulo representa Cristo, o mediador que intercede em favor
do pecador.
Onésimo representa a Igreja, que antes estava distante,
escravizada pelo pecado, mas agora é aceita como parte da família de Deus.
Filemom pode ser visto como uma figura de Deus Pai, que
recebe de volta aquele que estava perdido, não mais como servo, mas como filho.
Vamos explorar essa mensagem e entender como a intercessão
de Paulo por Onésimo reflete a obra de Cristo por nós.
1. Onésimo – A Igreja que Antes Era Inútil
"Sim, eu te roguei por meu filho Onésimo, que gerei nas
minhas prisões; o qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim é
muito útil." (Filemom 1:10-11)
Onésimo era um escravo fugitivo que provavelmente havia
roubado seu senhor, Filemom, antes de fugir para Roma. Ele representa a
humanidade perdida, separada de Deus pelo pecado (Efésios 2:1-3).
Antes de conhecermos a Cristo, éramos inúteis para o Reino,
vivendo conforme os desejos da carne. Mas, assim como Onésimo foi transformado
pelo Evangelho, a Igreja também é regenerada quando encontra Jesus. O que antes
era inútil agora se torna útil para Deus.
2. Paulo – Cristo, o Intercessor da Igreja
"Eu te enviei novamente; tu, pois, recebe-o como às
minhas próprias entranhas." (Filemom 1:12)
Paulo age como um mediador, um intercessor entre Filemom e
Onésimo. Ele pede que Filemom receba Onésimo não como um escravo rebelde, mas
como um irmão amado. Isso reflete a obra de Cristo, que intercede por nós
diante do Pai (1 João 2:1).
Jesus, como Paulo fez por Onésimo, assume nossa dívida e
pede ao Pai que nos receba como filhos e não como escravos do pecado. Ele diz
ao Pai: "Recebe-os como se fosses a mim".
3. O Preço Pago por Cristo
"E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe
isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi, eu o
pagarei." (Filemom 1:18-19)
Aqui, Paulo assume a dívida de Onésimo. Essa é uma
representação clara da obra expiatória de Cristo. Assim como Paulo se oferece
para pagar a dívida de Onésimo, Jesus pagou o preço dos nossos pecados na cruz
(Colossenses 2:14).
O pecado nos separava de Deus, e tínhamos uma dívida
impagável. Mas Cristo, em sua infinita graça, pagou o preço com seu próprio
sangue. Hoje, podemos nos apresentar diante do Pai não como escravos
condenados, mas como filhos amados e justificados.
Conclusão:
A Nova Identidade em Cristo
"Porque talvez ele se tenha separado de ti por algum
tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo, antes, mais do que
servo, como irmão amado." (Filemom 1:15-16)
A história de Onésimo nos ensina que Deus transforma
escravos em filhos, pecadores em santos e inúteis em úteis para o Reino.
Paulo intercedeu por Onésimo como Cristo intercede por nós.
Assim como Filemom recebeu Onésimo de volta não mais como escravo, mas como
irmão, Deus nos recebe através de Cristo, não como pecadores condenados, mas
como seus filhos amados.
Reflexão
Que essa mensagem nos lembre da graça maravilhosa que
recebemos por meio de Jesus e nos motive a viver como Igreja útil, transformada
e redimida pelo Senhor Jesus Cristo.
Pr. Aguinaldo Gonçalves.
Joinville. SC
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