terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

 


Nascer de Novo

 

 João 3:1-8

 

Introdução

 

O capítulo 3 do Evangelho de João nos apresenta um encontro profundo entre Jesus e Nicodemos, um fariseu e líder dos judeus. Nicodemos era um homem religioso, conhecedor da Lei, mas sentia que faltava algo. Ele buscou Jesus à noite, talvez por medo ou por vergonha, mas com um coração curioso e inquieto.

 

Nesse diálogo, Jesus lhe diz algo surpreendente: "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus" (João 3:3). Essa afirmação confundiu Nicodemos e continua sendo um mistério para muitos hoje. O que significa nascer de novo? Como isso se aplica à nossa vida nos dias atuais?

 

1. O que é nascer de novo?

 

Nicodemos interpretou as palavras de Jesus de forma literal, perguntando: "Pode alguém voltar ao ventre materno e nascer de novo?" (João 3:4). Mas Jesus explicou que esse novo nascimento não é físico, e sim espiritual:

 

"Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus" (João 3:5).

 

O novo nascimento é uma transformação interior operada pelo Espírito Santo. É deixar para trás a velha natureza pecaminosa e receber uma nova vida em Cristo.

 

 

2. Por que precisamos nascer de novo?

 

A Palavra de Deus nos ensina que, por natureza, todos nós estamos separados de Deus por causa do pecado (Romanos 3:23). Podemos ser bons aos olhos humanos, podemos ter uma vida religiosa como Nicodemos, mas sem o novo nascimento, continuamos espiritualmente mortos.

 

Nascer de novo significa receber uma nova identidade, sermos regenerados e restaurados à comunhão com Deus. Isso não acontece por nossos próprios esforços, mas é uma obra da graça divina.

 

3. Como podemos nascer de novo?

 

Jesus responde essa pergunta no mesmo capítulo:

 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

 

O novo nascimento acontece quando:

 

1. Reconhecemos nossa necessidade de Deus – Admitimos que somos pecadores e que precisamos de transformação.

 

2. Cremos em Jesus Cristo – Depositamos nossa fé em Sua morte e ressurreição para a salvação.

 

3. Permitimos a ação do Espírito Santo – Ele nos dá uma nova natureza e nos guia a uma vida transformada.

 


4. Aplicação para nossos dias

 

Vivemos em tempos de muitas crises – espiritual, moral e emocional. Muitas pessoas estão em busca de sentido, tentando preencher o vazio com sucesso, religião ou prazeres do mundo, mas continuam insatisfeitas.

 

Nascer de novo é uma experiência que traz paz e propósito verdadeiro. Isso significa:

 

Deixar para trás o passado de pecado e viver em novidade de vida.

 

Ser transformado de dentro para fora, refletindo o caráter de Cristo.

 

Viver na certeza da salvação e na esperança da vida eterna.

 

 

Assim como Nicodemos precisou dessa conversa com Jesus, muitas pessoas hoje precisam entender que a verdadeira mudança não vem de rituais ou boas obras, mas de um coração renovado pelo Espírito Santo.

 

Conclusão

 

O convite de Jesus para nascer de novo não era só para Nicodemos, mas para todos nós. Você já experimentou esse novo nascimento? Se não, hoje é o dia de entregar sua vida a Cristo e permitir que Ele transforme seu coração.

 

Que possamos buscar essa renovação diariamente, vivendo como novas criaturas para a glória de Deus!

 

Pr. Aguinaldo Gonçalves.

Assembleia de Deus.

Joinville. SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário